sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço!


foto:Tiago Queiroz/AE


Minha nossa, que calor... Minha nossa, que chuva... Minha nossa, que trânsito...!

Sim sim, sabemos que São Paulo tem um trânsito insuportavel por excesso de veículos, buracos, obras, falta de estrutura, etc, todos os dias é normal chegarmos em casa completamente esgotados de um longo dia de trabalho com um enorme agravante: O trânsito. Mesmo sabendo que independente de onde você estiver e para onde vai, existem horários que você ficará a maior parte do tempo parado, mas mesmo assim ainda nos estressamos como se fosse inesperado.

Porém, o meu ponto não é esse, e sim o agravante dos ultimos dias: Chuvas torrenciais que pioram ainda mais as condições do transito, gerando enchentes e alagamentos. Minha nossa, quanta água! Da onde vem tudo isso? Por que vem tudo isso? Será culpa do aquecimento global? Dos gases que nossos carros soltam? Do lixo que não reciclamos? Dos materiais não reciclaveis que compramos? O que posso fazer para melhorar o meio ambiente e de alguma forma ajudar a controlar um pouco a força da natureza? Quem vai me dar o exemplo a ser seguido?

Em Novembro doe 2008, o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc esteve no lançamento da obra “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção” junto com outras celebridades políticas em Brasília. O livro de mais de 1.400 páginas dividos em dois volumes, tem como papel principal alertar os profissionais da área de meio ambiente, conservacionistas e a opinião pública em geral, sobre o risco crescente da extinção de espécies e suas consequencias sobre o patrimônio genético do planeta.

Temos visto muitas matérias no Jornal sobre a atuação do ministro visitando áreas com desmatamento ilegal, tráfico de animais em extinção na fronteira e autuando com toda razão, industrias que não contribuem e poluem o meio ambiente. Porém, uma coisa não dá pra entender: se o Ministro e o Ministério estivessem mesmo tão preocupados com o meio ambiente, não seria melhor fazer essa importante obra com dados e fotos dos 627 animais em extinção em livro com papel reciclável? Não seria mais apropriado usar biocombustivel em sua frota?

Se poupar uma árvore vai ajudar a diminuir as fortes chuvas eu não sei, mas se o exemplo for dado por quem está lá em cima, muitos seguirão e com certeza poupando cada dia mais e mais árvores e publicando obras em prol do meio ambiente com material reciclável, o planeta vai respirar melhor e vai "chorar" menos.

UMQV

Um comentário:

  1. Por Lima Ramos

    Outro dia comprei uma dessas sacolas verdes vendidas nos supermercados. Quando estava pagando a conta o empacotador, como o proprio nome já diz, colocou meus mantimentos nas tradicionais sacolas plásticas, e depois na sacola verde.
    Obviamente pedi que as sacolas plásticas fossem retiradas, não é fantástico???

    ResponderExcluir