terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Segura, Negão!

por Jules Gilet


2009 promete. Promete tanto que dá até medo. A começar pelo novo messias Obama que, com seu charme, que transborda pelos poros cheios de melanina, sua oratória de bispo de igreja evangélica e uma ginga no pé que deixa muito brazuca no chinelo, levou as massas do mundo todo pro colorido lado dos democratas. Yes, we can! Podemos sim mudar o mundo e... mas mudar pra onde? Os lendários bancos quebrando; as montadoras centenárias pedindo arrego; as centenas de milhares de pessoas que não têm mais emprego; os palestinos e os judeus que nunca se resolvem e, como pais em vias de separação, colocam as crianças literalmente no meio da briga; enfim, parece que estamos todos no mesmo buraco, caindo vertiginosamente, e o negão lá, tentando nos puxar pra fora dele. E pra fora de Guantanamo também, graças ao bom Jah.


E aqui? Aqui ta tudo legal, afinal, é verão,e logo logo, adivinhem, é Carnaval! Na Bahia o sol brilha como nunca. No Rio também. E por falar em Rio, entre trocas de tiros dos barões dos morros, a neo-globeleza já esquenta as vinhetas globais enquanto os galpões das escolas enchem de gente louca por um samba-enredo pra cantar. É muita alegria, exceto pro pessoal da Renascer, que de tanto tacar pedra na cruz e passar Visa Electron na missa recebeu um castigão, daqueles dignos de filme americano.


Em São Paulo, a chuva alaga todos o pontos que pode, atrasando a vida de todo mundo, mas perto de Itajaí, ta tudo limpo. A bolsa opera em alta pelo 3º dia consecutivo (!). As magrelas desfilam suas carcaças mal nutridas cobertas com as novas tendências. E o Vice presidente repousa depois de uma complicada intervenção cirúrgica. Ainda bem que temos o titular, que aliás já falou com o Obama e, em papo amistoso, parece que até marcaram uns almoços. Se eu fosse o Lula, convidaria o negão para uma viagem a Caraíva, onde ali sim ele poderia mostrar seus dotes de dança de salão num forrozinho pé descalço do bom. Até o Sarkozy se rendeu aos encantos da terrinha. Só de imaginar a cena, escorrem lágrimas.

Um comentário:

  1. Por Lima Ramos

    Ainda prefiro os nossos negões. Mussum, Tião Macalé e Tony Tornado!

    ResponderExcluir