sexta-feira, 14 de agosto de 2009

E o Twitter, Hein?

Texto muito bom criado pelo papa do mobile marketing Leonardo Xavier.

Recentemente, numa reunião em que discutíamos sobre divisão de responsabilidades entre agência online e mobile, surgiu a seguinte frase: "mas se for usar Twitter é uma campnaha de internet". De pronto discordei e entramos numa discussão mais pautada por subjetividades que por fatos.

É bem provável que a maioria dos brasileiros que entraram no Twitter no ultimo ano nem saibam, mas a grande sacada do serviço era justamente a integração entre as plataformas web e mobile. Sim, nos EUA, Canadá e alguns outros países é possível receber e enviar seus twits por SMS. Essa era uma das grandes discussões sobre a viabilidade econômica do serviço: afinal, como o Twitter vai bancar os SMS enviados de graça para todos os meus followers?

Aqui no Brasil, no comecinho do Twitter, podíamos enviar e receber SMS via um número longo internacional (algo como +44 1 765 3456) e era uma maravilha. Suspenderam essa modalidade logo em seguida e ficamos um breve tempo “tuitando” no celular apenas via mobile web. Não demorou para surgir diversos aplicativos para facilitar o uso do Twitter e, enfim, voltamos a ter algo completamente integrado entre web e mobile.

Não custa lembrar que os míticos 140 caracteres por twit vêm exatamente da limitação dos 160 caracteres do SMS. Separou-se 20 caracteres para o @nomedousuário e os 140 restantes para a mensagem.

Ainda sobre o uso de SMS, o bacana é que semanalmente surgem opções de integração com Twitter, porém paga-se (e caro) por isso, no famoso “padrão Big Brother” de R$ 0,31 + impostos.

Pois bem, voltando à discussão que motivou este post, perguntei para @ematoma sobre quantos brasileiros estão no Twitter e quem são esses caras. Ele me mandou vários estudos e pesquisas bem profundas e compartilho aqui com vocês o que julguei mais relevante (maioria vindo do relatório da Bullet de Abril deste ano).

  • Brasil é o pais com maior penetração no Twitter: 15% dos brasileiros conectados à internet visitam o serviço

  • O usuário-padrão no Brasil é composta por Homens (61%), jovens-adultos de 21 a 30 anos (65%), solteiros (83%), dos Estados de SP (46%) e RJ (10%)

  • A maioria atualiza o Twitter pelo próprio site (77%), possui seu próprio blog (59%) e usa para compartilhar notícias, informações e links interessantes (80%),

  • Cerca de 54% acha interessante ações publicitárias na ferramenta, desde que relevantes e 91% também está no Orkut.

Por fim, follow-me on www.twitter.com/leoxavier.



Nenhum comentário:

Postar um comentário