quarta-feira, 10 de junho de 2009

Boa Vista ao Jovem Míope II

Por Jules Gilet


Tempos passados, percursos novos; ou quiçá os mesmos, mas com a determinante ação do tempo. No dia-a-dia, Nívea parece mais aberta, mais disposta ao dolo eventual que outrora, só que com outrem.

Os olhares são mais inquisitivos, céticos. Mesmo em um local que possibilita tantas re-impressões do passado pueril e descabido, agora bem distante. Os gestos, mais comedidos e evasivos. A Capitu contemporânea tem uma omissão proposital, premeditada. Um desinteresse latente no que já foi, enquanto a recíproca, além de inverdadeira, se mostra um tanto apreensiva. Ademais, nos intentos diários, esparsos e vagos, a percepção é que falta reciprocidade em basicamente todas as investidas.

- -

Não creio em horóscopo, mas ao abrir o jornal hoje li no meu quadrante zodiacal:
“Desapegue-se, libere o monstro dentro de você. A quarta-feira permite que você aja em prol do seu próprio futuro com inspiração e praticidade, e o dia tende a ser mais produtivo que o habitual. O nível da sua performance será mais elevado e com isso você chamará a atenção das pessoas para si. “

Tais ditos são sempre tão generalistas que por vezes cogito adotar tal ofício. Mas Oxossi não permite, e quem entende disso tudo mesmo é São Jorge. O resto é resto. Se o dia foi mais produtivo? Se “produtivo” é sinônimo de chuva, problemas e pouco sono, então a mãe Diná ou a irmã dela que escreveu isso, acertou. Agora, “nível da performance”? Que performance? E com essa performance será Possível chamar a atenção das pessoas? Será que dá para passar incógnito, ou devo mesmo soltar o rojão?

Nesse ínterim, Bruna enfrenta seu turbilhão de questiúnculas – que, diga-se de passagem, são demasiadas – e rechaça sem querer, se afasta como que por engano, mas não é uma questão de arrependimento, e sim da busca por um novo iter. Aliás, o iter escolhido foi a Índia, e dentro em breve Bruna embarca para uma viagem em busca do eu. Não do eu-eu, mas do eu-ela, claro. Disse que marcou a passagem de volta para o dia 8 de maio de 2012.

O dia que o horóscopo disser “Hoje é o dia perfeito para viajar. Vá, mude de ares, busque seu eu e não olhe para trás.” eu vou. Vou e levo meu caderninho e uma caneta, e quem sabe uma máquina fotográfica, digital, claro, pois não há mais tempo de parar para trocar rolos. Mas isso tudo é só verborragia, especulação de um raciocínio bem do viciado...enfim... melhor pedir outro whysky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário