quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pressa? Devagar se vai ao longe? Antes tarde do que nunca?

Meus Caros Kiputerz!



Recebi um e-mail de minha querida Jô Massita e queria dividir com vocês agumas idéias citadas pelo desconhecido autor do e-mail, um funcionário da empresa sueca Volvo, reconhecida mundialmente pela segurança em seus carros e grande durabilidade.

O que nosso amigo oculto questiona, é a pressa em que vivemos no mundo globalizado, visto que lá, na pequenina e fria Suécia tudo é mais lento e funciona do mesmo jeito e até melhor do que muitos países. Basta ver as empresas que lá se situam e ver seus resultados, mesmo todas tomando como base a forma sueca de se fazer projetos que durem 2 anos, desde sua idealização até a conclusão, seja isso um carro, um celular ou qualquer outro produto que seja feito na cidade escandinava.



Baseado nesse principio de fazer as coisas devagar, criaram na europa o www.slowfood.com que preza pelos hábitos de comer e beber com calma, dando tempo para saborear os alimentos, desfrutar da preparação, estar em familia, entre amigos, sem pressa e com qualidade.

Desse movimento, está se iniciando o Slow Europe, como citou em uma de suas ultimas edições a Business Week, que mostra que Franceses trabalhando 35 horas semanais são mais produtivos que os americanos e Ingleses que trabalham 40 horas semanais, e alertam que empresas alemãs que implantaram uma carga horária de 28,8 horas tiveram um crescimento de produção de aproximadamente 20%! Baseado na “Slow Attitude” se torna um ambiente de trabalho com muito menos pressão, consequentemente gerando um ambiente mais alegre, mais leve e claro, mais produtivo.



A “Slow attitude” busca frear essa pressa, essa correria e loucura criada no mundo globalizado. Busca conscientizar as pessoas que quantidade não significa qualidade de vida, mostrando que + qualidade é = a + produtividade que é = a + atenção aos detalhes que é = a – stress! Busca a retomada para os valores essenciais do ser humano, dos pequenos prazeres do cotidiano, do ócio, da simplicidade de se viver bem!

No filme Perfume de Mulher, o mestre Al Pacino interpreta um cego, que em um restaurante convida uma moça para dançar e recebe a seguinte resposta: Não posso. Meu noivo está chegando. Meu querido Al, responde: Em um momento, vive-se uma vida...



Geralmente, nós, ansiosos para viver o futuro, esquecemos de viver o presente que, na verdade, é o único tempo que realmente existe. Todos temos as mesmas 24 horas do dia, a diferença está em o que fazer com este tempo, afinal, Einstein e outros diversos gênios tiveram exatamente esse mesmo tempo.



Não se deixe chegar no fim da vida sem ter vivido cada momento da forma mais intensa que puder. Aproveite cada momento desses como se fosse o ultimo, afinal sendo frio e realista, um dia será.



“A vida é aquilo que acontece enquanto planejamos o futuro”
John Lennon (1940-1980)





Por UMQV

2 comentários: